CONHECENDO OS MIXOMICETOS – PRODUÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.571Palavras-chave:
Amoebozoa, Divulgação Científica, Recurso didático, VideoaulaResumo
Vídeos são recursos audiovisuais de amplo acesso social utilizados no Ensino de Ciências com diversas funcionalidades e que, na última década, tem sido produzidos para exposição de temáticas específicas. Entre as variadas temáticas não abordadas na produção desses recursos, destacam-se os mixomicetos, um conjunto de protistas ameboides capazes de representar diversos fenômenos biológicos e facilitar o entendimento de conceitos ambientais. Nesse sentido, nosso objetivo foi produzir um vídeo didático contextualizado sobre os mixomicetos e apresentar suas possibilidades de uso para o Ensino de Ciências na Educação Básica. A videoaula produzida seguiu as etapas básicas do desenvolvimento de recursos audiovisuais, como a pré-produção, produção e pós-produção, e apresenta de forma contextualizada um conjunto de conhecimentos específicos sobre os mixomicetos. Entre as possibilidades de uso do recurso para o Ensino de Ciências, destacam-se as modalidades sensibilização, motivação, ilustração e apoio aos educadores, para a abordagem de conceitos relacionados aos processos de fagocitose e ciclagem de nutrientes, por exemplo. A videoaula, disponibilizada em livre acesso, contribuirá para a promoção de um Ensino de Ciências contextualizado acerca da temática apresentada, além de divulgar conhecimentos científicos acerca desse grupo de seres vivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Jéssica Conceição Araújo, Sr. Francisco Calaça, Dra. Solange Xavier-Santos, Dr. Pedro Oliveira Paulo
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.