UTILIZAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CLONAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.561Palavras-chave:
Ferramenta didático-pedagógica, Mídia-educação, Educação BásicaResumo
O estudo foi idealizado com objetivo de popularizar um tema científico-tecnológico atual, a clonagem, utilizando para isso recursos multimídias como ferramenta pedagógica, em função da fácil aceitação entre os alunos. A produção do vídeo foi realizada em três etapas: 1) levantamento de mídias disponíveis na internet sobre clonagem, 2) roteiro e filmagem do curta-metragem e 3) edição do vídeo que teve duração de dez minutos. A análise do vídeo foi qualitativa, por meio de questionários, sendo um instrumento aplicado aos graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UNIFESSPA, e dois aos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública do Município de Marabá/PA. O uso do vídeo apontou como contribuições: a) o entendimento do processo de clonagem, de forma lúdica e dinâmica e b) a adoção de vídeos ‘caseiros’ como ferramenta didático-pedagógica, de fácil produção e baixo custo, motivou os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de ciências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Claudiene Rafalski, Silvânia Alves Martins, Kátia Liége Nunes Gonçalves, Alessandra de Rezende Ramos
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.