COMPREENDENDO A ATENÇÃO NA SALA DE AULA COM BASE NO MODELO DE POSNER

CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.490

Palavras-chave:

Atenção. Modelo de Posner. Sala de Aula.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar possibilidades de transpor para as salas de aula de Ciências e Matemática da Educação Básica adaptação do modelo atencional de Posner em favor da aprendizagem dos estudantes. Na presente investigação bibliográfica, esse movimento instigou, inclusive, a revisitar o desenvolvimento epistemológico da atenção, mostrando como os modelos desenvolvidos por especialistas da psicologia, neurologia ou neurociência poderiam favorecer os professores em suas escolhas metodológicas.  Embora as principais pesquisas sobre atenção não tenham sido conduzidas para a resolução de problemas específicos da educação, pudemos pinçar o que tem sido revelado para tentarmos entender o que se passa na cabeça do aluno enquanto ele tenta aprender conteúdos escolares, resultando, portanto, num modelo de atenção com base no modelo de Posner para mostrarmos o que acontece, em termos atencionais, quando os alunos são encorajados a realizar atividades de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laerte, Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP e UCB/Lyon. Professor do programa de pós-graduação do NPGECIMA/UFS São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Rua Travessa Jerusalém, Aeroporto, 49092-163, Aracajú, Sergipe, Brasil.

Kleyfton, Instituto Federal Goiano

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, NPGECIMA/UFS. Professor EBTT do IFGO/Campos Belos. Rua 7 de Setembro, St. Industrial, 73840-000, Campos Belos, Goiás, Brasil.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

da Silva Fonseca, L., Soares da Silva, K., & Pontes da Silva, L. (2021). COMPREENDENDO A ATENÇÃO NA SALA DE AULA COM BASE NO MODELO DE POSNER: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 237-250. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.490

Edição

Seção

Artigos Científicos