AVALIAÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.391Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Ensino Fundamental, Educação Básica, avaliação, formação de professoresResumo
O artigo aborda a temática da avaliação em uma formação continuada, sendo participantes do projeto alguns professores de Ciências do Ensino Fundamental da região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. Partindo-se do problema referente à questão da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências da Natureza, o presente relato teve como objetivo geral identificar quais as concepções sobre avaliação entre os docentes que participaram formação conduzida pelo autor. Ao longo do percurso formativo, os professores evidenciaram inicialmente concepções de avaliação voltadas para a noção de um instrumento avaliativo (prova, trabalho, relatório, seminário etc), enquanto noções mais amplas do processo foram manifestadas ao final do encontro. Tomando como base as perspectivas de avaliação de teóricos como Luckesi e Perrenoud, trabalhou-se também com o referencial metodológico da Análise de Conteúdo, analisando as respostas dos professores a uma tempestade de ideias referente à temática avaliação, onde os participantes deveriam expressar sua concepção sobre o termo em uma palavra. Por fim, acredita-se que algumas concepções iniciais foram quebradas ou modificadas, pois os professores manifestaram ideias diferentes após uma discussão conduzida pelo professor-formador, visando ampliar o conceito de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.