AVALIAÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.391

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Ensino Fundamental, Educação Básica, avaliação, formação de professores

Resumo

O artigo aborda a temática da avaliação em uma formação continuada, sendo participantes do projeto alguns professores de Ciências do Ensino Fundamental da região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. Partindo-se do problema referente à questão da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências da Natureza, o presente relato teve como objetivo geral identificar quais as concepções sobre avaliação entre os docentes que participaram formação conduzida pelo autor. Ao longo do percurso formativo, os professores evidenciaram inicialmente concepções de avaliação voltadas para a noção de um instrumento avaliativo (prova, trabalho, relatório, seminário etc), enquanto noções mais amplas do processo foram manifestadas ao final do encontro. Tomando como base as perspectivas de avaliação de teóricos como Luckesi e Perrenoud, trabalhou-se também com o referencial metodológico da Análise de Conteúdo, analisando as respostas dos professores a uma tempestade de ideias referente à temática avaliação, onde os participantes deveriam expressar sua concepção sobre o termo em uma palavra. Por fim, acredita-se que algumas concepções iniciais foram quebradas ou modificadas, pois os professores manifestaram ideias diferentes após uma discussão conduzida pelo professor-formador, visando ampliar o conceito de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo D'Aquino Rosa

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

D’Aquino Rosa, M. (2021). AVALIAÇÃO NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ, SC. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 237-244. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.391

Edição

Seção

Relato de Experiência