GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ALIMENTOS

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “DO CAMPO À ESCOLA” COM O JOGO “SUPER COLHEITA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2159

Palavras-chave:

gamificação, ensino técnico, alimentos, metodologia ativa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a aplicação da sequência didática “Do campo à escola: aplicando Super Colheita no ensino de alimentos”, desenvolvida com base na gamificação como estratégia metodológica. A proposta teve como foco a utilização do jogo didático “Super Colheita”, criado a partir da Tabela Estrutural de Desenvolvimento das Estratégias de Gamificação, com o objetivo de promover a motivação, o engajamento e a aprendizagem de estudantes do curso técnico em alimentos. A intervenção foi realizada em uma turma do sétimo período, com coleta de dados por meio de questionários e observação participante. Os resultados evidenciaram que a estratégia gamificada favoreceu o engajamento emocional, cognitivo e comportamental dos estudantes, além de contribuir para a compreensão dos conteúdos relacionados à industrialização de produtos de origem vegetal. A gamificação, quando articulada a uma sequência didática estruturada, constitui uma abordagem promissora para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras no ensino técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Pereira da Fonseca, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Analista Técnica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan Senai), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Vinícius Munhoz Fraga, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Nilópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Nilópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Fonseca, T. P. da ., Fraga, V. M. ., & Pereira, M. V. (2025). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ALIMENTOS: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “DO CAMPO À ESCOLA” COM O JOGO “SUPER COLHEITA”. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 307-318. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2159

Edição

Seção

Produto Educacional