GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ALIMENTOS
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “DO CAMPO À ESCOLA” COM O JOGO “SUPER COLHEITA”
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2159Palavras-chave:
gamificação, ensino técnico, alimentos, metodologia ativaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a aplicação da sequência didática “Do campo à escola: aplicando Super Colheita no ensino de alimentos”, desenvolvida com base na gamificação como estratégia metodológica. A proposta teve como foco a utilização do jogo didático “Super Colheita”, criado a partir da Tabela Estrutural de Desenvolvimento das Estratégias de Gamificação, com o objetivo de promover a motivação, o engajamento e a aprendizagem de estudantes do curso técnico em alimentos. A intervenção foi realizada em uma turma do sétimo período, com coleta de dados por meio de questionários e observação participante. Os resultados evidenciaram que a estratégia gamificada favoreceu o engajamento emocional, cognitivo e comportamental dos estudantes, além de contribuir para a compreensão dos conteúdos relacionados à industrialização de produtos de origem vegetal. A gamificação, quando articulada a uma sequência didática estruturada, constitui uma abordagem promissora para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras no ensino técnico.
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