A ABORDAGEM DO FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA POR MEIO DO PROCESSO DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1979

Palavras-chave:

Química, Modelo, Experimentação

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo reconhecer a mobilização dos indicadores da Alfabetização Científica (AC) em uma prática pedagógica de Modelagem nas Ciências (MC) tendo como temática a chuva ácida. A prática perpassou pelas etapas da MC e foi desenvolvida com 25 alunos do 1º ano do Ensino Médio na disciplina de Química.  O corpus de análise integra escritas, reescritas e modelos confeccionados pelos alunos. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, sendo que os resultados demonstram o desenvolvimento da compreensão dos alunos sobre a temática no decorrer das etapas da MC. A etapa de significação e expressão teve o maior percentual de mobilização dos indicadores, sendo que o indicador explicação obteve maior evidência na produção dos alunos. A análise dos indicadores da AC nas escritas evidencia as potencialidades da MC em qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, desenvolvendo a AC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniéli Vitória Goetz Pauli, UFFS

Licenciada em Química (UFFS). Mestranda em Ensino de Ciências (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

Danusa de Lara Bonotto, UFFS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUC/RS). Professora da área de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Goetz Pauli, D. V., & de Lara Bonotto, D. . (2024). A ABORDAGEM DO FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA POR MEIO DO PROCESSO DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 422-432. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1979

Edição

Seção

VI CIECITEC - 8ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais