COMPREENSÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1976Palavras-chave:
Formação de professores, Epistemologia, Educação em CiênciasResumo
O presente estudo tem como foco discutir a importância de tratar de aspectos epistemológicos nos processos de formação de professores da área de Ciências da Natureza para a Educação Básica no Brasil. Para tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa a partir de uma análise dos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, entre os anos de 2017 a 2021. Foram utilizados como descritores de busca os termos das palavras episteme e epistemologia pelos autores dos trabalhos. Consequentemente, buscou-se averiguar o emprego destas palavras no título, resumo e palavras-chave dos trabalhos. Dos 3.681 trabalhos publicados nos Anais, 618 encontram-se disponíveis na Seção da linha temática: “Formação de Professores”. Deste número, apenas oito têm a epistemologia como enfoque de pesquisa. À vista disso, sinaliza a falta de discussões e estudos acerca da epistemologia na formação inicial e continuada de professores.
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