COMPREENSÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1976

Palabras clave:

Formação de professores, Epistemologia, Educação em Ciências

Resumen

O presente estudo tem como foco discutir a importância de tratar de aspectos epistemológicos nos processos de formação de professores da área de Ciências da Natureza para a Educação Básica no Brasil. Para tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa a partir de uma análise dos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, entre os anos de 2017 a 2021. Foram utilizados como descritores de busca os termos das palavras episteme e epistemologia pelos autores dos trabalhos. Consequentemente, buscou-se averiguar o emprego destas palavras no título, resumo e palavras-chave dos trabalhos. Dos 3.681 trabalhos publicados nos Anais, 618 encontram-se disponíveis na Seção da linha temática: “Formação de Professores”. Deste número, apenas oito têm a epistemologia como enfoque de pesquisa. À vista disso, sinaliza a falta de discussões e estudos acerca da epistemologia na formação inicial e continuada de professores.

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Biografía del autor/a

Jonas Both de Melo, UFFS

Graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo – RS. Professor de Ciências e Biologia do Colégio Marista Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiane de Andrade Leite, UFFS

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Both de Melo, J., & de Andrade Leite, F. . (2024). COMPREENSÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 394-403. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1976

Número

Sección

VI CIECITEC - 8ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais