ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E RADIOATIVIDADE NA SÉRIE CHERNOBYL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1782Palavras-chave:
Ensino de química, Educação básica, Natureza do conhecimento científicoResumo
O artigo teve como objetivo analisar a série americana Chernobyl a partir das discussões teóricas que permeiam a História da Ciência e a Radioatividade. No contexto da História da Ciência, foi dada uma ênfase nas visões de ciência e cientista trabalhadas na série. Para a análise e interpretação dos dados foram considerados como fonte de estudo todos os episódios da série, manuscritos, páginas autorizadas sobre a série e o conteúdo sobre radioatividade. A análise e discussão dos resultados estão organizados em dois tópicos: um que dialoga com a série e o enfoque da História da Ciência, principalmente no que tange às visões de ciência e cientista abordadas na série; e um segundo tópico que discorre sobre o conteúdo de radioatividade e sua presença ao longo da série. Em ambos os tópicos é notório a potencialidade da série para um debate em torno de conceitos de radioatividade, da ciência e do fazer ciência, estando estes últimos amparados na História da Ciência, promovendo discussões de uma ciência não neutra, histórica, não linear, que perpassa aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais, dentre outros. A série analisada apresenta possibilidades satisfatórias de debates e problematizações no campo da sala de aula e do ensino da química.
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