ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E RADIOATIVIDADE NA SÉRIE CHERNOBYL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1782

Palavras-chave:

Ensino de química, Educação básica, Natureza do conhecimento científico

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a série americana Chernobyl a partir das discussões teóricas que permeiam a História da Ciência e a Radioatividade. No contexto da História da Ciência, foi dada uma ênfase nas visões de ciência e cientista trabalhadas na série. Para a análise e interpretação dos dados foram considerados como fonte de estudo todos os episódios da série, manuscritos, páginas autorizadas sobre a série e o conteúdo sobre radioatividade. A análise e discussão dos resultados estão organizados em dois tópicos: um que dialoga com a série e o enfoque da História da Ciência, principalmente no que tange às visões de ciência e cientista abordadas na série; e um segundo tópico que discorre sobre o conteúdo de radioatividade e sua presença ao longo da série. Em ambos os tópicos é notório a potencialidade da série para um debate em torno de conceitos de radioatividade, da ciência e do fazer ciência, estando estes últimos amparados na História da Ciência, promovendo discussões de uma ciência não neutra, histórica, não linear, que perpassa aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais, dentre outros. A série analisada apresenta possibilidades satisfatórias de debates e problematizações no campo da sala de aula e do ensino da química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Ferrari, UFSC

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Técnica em Operação de ETA no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, SAMAE, Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Brasil.  Rua dos Imigrantes, 304, apto 101, Rau, CEP: 89254-430 - Jaraguá do Sul - Santa Catarina, Brasil.

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de São João Del-Rei, MG, Brasil

Doutora em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Ferrari, A. C., & Faria, F. L. de . (2025). ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E RADIOATIVIDADE NA SÉRIE CHERNOBYL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 167-178. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1782

Edição

Seção

Artigos Científicos