CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA

DA TEORIA À APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1658

Palavras-chave:

aprendizagem ativa, consciência botânica, educação ambiental, estratégias de ensino, sensibilização ambiental

Resumo

Apesar de as plantas fazerem parte do nosso cotidiano, ainda encontramos dificuldades em reconhecer sua importância, especialmente no ambiente escolar. Nesse contexto, apresentamos um produto educacional constituído por uma sequência didática para o Ensino Médio, visando abordagens renovadas em biologia vegetal e combatendo a “impercepção botânica” e o analfabetismo vegetal nas instituições escolares. Essa sequência didática fundamenta-se nos princípios da aprendizagem significativa de Ausubel. Nosso estudo teve como propósito analisar os benefícios de uma abordagem de ambientalização vegetal na escola, buscando incentivar e facilitar a compreensão da botânica. Os resultados evidenciam que o produto educacional desenvolvido pode contribuir para a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica sobre o tema, destacando-se como uma ferramenta eficaz para engajar os alunos na exploração e compreensão do mundo vegetal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jedson Raimundo Oliveira Silva, UPF

Universidade de Passo Fundo, Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiano Roberto Buzatto, UPF

Universidade de Passo Fundo, Instituto da Saúde; Laboratório Multiveg, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Raimundo Oliveira Silva, J., & Buzatto, C. R. (2024). CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA: DA TEORIA À APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 323-352. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1658

Edição

Seção

Produto Educacional