CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA
DA TEORIA À APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1658Palabras clave:
aprendizagem ativa, consciência botânica, educação ambiental, estratégias de ensino, sensibilização ambientalResumen
Apesar de as plantas fazerem parte do nosso cotidiano, ainda encontramos dificuldades em reconhecer sua importância, especialmente no ambiente escolar. Nesse contexto, apresentamos um produto educacional constituído por uma sequência didática para o Ensino Médio, visando abordagens renovadas em biologia vegetal e combatendo a “impercepção botânica” e o analfabetismo vegetal nas instituições escolares. Essa sequência didática fundamenta-se nos princípios da aprendizagem significativa de Ausubel. Nosso estudo teve como propósito analisar os benefícios de uma abordagem de ambientalização vegetal na escola, buscando incentivar e facilitar a compreensão da botânica. Os resultados evidenciam que o produto educacional desenvolvido pode contribuir para a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica sobre o tema, destacando-se como uma ferramenta eficaz para engajar os alunos na exploração e compreensão do mundo vegetal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Derechos de autor 2024 Jedson Raimundo Oliveira Silva, Cristiano Roberto Buzatto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.