DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

CONFECÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1359

Palavras-chave:

Atividade Didática, ensino e aprendizagem, Resolução de Problemas

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de um relato de experiência que teve como objetivo utilizar a metodologia do Design Thinking no desenvolvimento de um sistema de irrigação por gotejamento subsuperficial, para irrigação de hortaliças na agricultura familiar no município de Juru – PB. A metodologia utilizada seguiu as cinco etapas do Design Thinking, com a abordagem teórico-metodológica da pesquisa-ação, somada à natureza qualitativa de coleta de dados. Os dados foram analisados com auxílio do software Atlas.ti e análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam as contribuições para o ensino e aprendizagem por meio do Design Thinking, uma vez que permite ao professor em conjunto com os estudantes formular hipóteses, construir protótipos e testar para solução de problemas. A partir dos exames, pode-se identificar que a atividade didática através da metodologia do Design Thinking possibilita ao estudante vivenciar o contexto social, potencializando as aulas de ciências com a participação ativa, colaborativa e dinâmica na construção de aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

ROBSON FAGNER RAMOS DE ARÁUJO, UFS

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (RENOEN) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente na ECITE Arlinda Pessoa da Silva, Juru, Paraíba, Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

RAMOS DE ARÁUJO, R. F. (2024). DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONFECÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 291-304. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1359

Edição

Seção

Relato de Experiência