REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1302

Palavras-chave:

arduino;, ensino de física;, software tracker, teoria das representações sociais

Resumo

Este estudo investiga as representações sociais presentes em artigos científicos sobre automatização da coleta de dados, utilizando o Arduino e o Software Tracker, em apoio ao ensino de física, publicados no período de 2011 a 2022. A árvore máxima de similitude e a nuvem de palavras destacam termos salientes, como "experimento", "Arduino" e "físico", refletindo uma ênfase nas dimensões práticas e técnicas de automatização. A Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central fornecem um arcabouço conceitual para compreender a evolução das percepções. A representação social predominantemente sugere que a automatização da coleta de dados é percebida como uma ferramenta eficiente. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma mudança de paradigma, na qual a tecnologia seja integrada como um recurso didático que capacita os alunos a explorar e compreender os conceitos físicos de maneira significativa. O estudo ressalta a importância em promover uma compreensão mais profunda e reflexiva das implicações pedagógicas sobre a automatização da coleta de dados. Tal compreensão pode permitir aos educadores explorarem o potencial da tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma descoberta para uma aprendizagem enriquecedora e contextualizada em física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Andrade, Universidade Federal do ABC (UFABC)

8313  Licenciada em Matemática no IFSP Campus Caraguatatuba/SP. Mestrado em Ensino de Física no ENCIMA/IFSP Campus São Paulo.  Aluno de doutorado na UFABC, Santo André, São Paulo, Brasil.

Marcelo Zanotello, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Graduado (1994) e Licenciado (2003) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde agosto de 2006. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática desde 2011. Desenvolve estudos nas temáticas Linguagens e Ensino de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Andrade, A. de, & Zanotello, M. (2024). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 116-132. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1302

Edição

Seção

Artigos Científicos