APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1290

Palavras-chave:

Ensino de Química, Aprendizagem Colaborativa, Teatro

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José da Costa Costa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em  Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), Pós Graduação em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA( 2009), Pós Graduação em Bioquímica pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA( 2015), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2019).  Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Com experiência na área de  Ensino de Química, atuou como Formador do Programa Professor Aprendiz como bolsista da FUNCAP. Atuando na formação de professores sobre metodologias de Ensino de Química no Ensino Médio. Atualmente Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino- Pólo RENOEN- Polo-UFC-CE.

Maria Goretti Vasconcelos Silva Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antitumorais e parasitários, prospecção de substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Chamaecrista Orienta alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Rede em Ensino (RENOEN) ? Polo UFC, notadamente na área de Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Química. Atualmente responde pela Coordenação do Polo UFC do Doutorado em Ensino -RENOEN.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Costa, F. J. da C., & Silva, M. G. V. S. (2024). APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 225-238. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1290

Edição

Seção

Artigos Científicos