APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA MEDIADA PELO USO DO TEATRO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1290Palavras-chave:
Ensino de Química, Aprendizagem Colaborativa, TeatroResumo
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar a aplicação do teatro para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa de conteúdos da disciplina de Química no ensino médio. O processo foi implementado em uma turma de primeira série de uma Escola Estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Estado do Ceará. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, com foco em investigar e analisar o comportamento e a aprendizagem dos estudantes ao planejar e executar, de forma autônoma e colaborativa, peças teatrais a partir dos conteúdos de Química. Como resultado, foi possível observar que o teatro é uma metodologia efetiva no suporte à aprendizagem colaborativa, possibilitando que os alunos criem espaços e métodos de aprendizagem mais dinâmicos, criativos e reflexivos dos conteúdos do componente curricular de Química. Constatou-se também que, qualitativamente, houve um entendimento mais humanizado acerca dos conteúdos da referida disciplina e que o teatro pode desenvolver protagonismo e corresponsabilização, habilidades essenciais para fortalecer a aprendizagem colaborativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Francisco José da Costa Costa, Maria Goretti Vasconcelos Silva Silva
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.