OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS

UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1189

Palavras-chave:

Neuroaprendizagem, Tecnologias, Práticas pedagógicas

Resumo

Em decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa  bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadilson Souza, SEC - BA

Licenciado em Letras-Português,com habilitação em língua estrangeira moderna (Inglês) e respectivas literatura. Especialização em Mídias Digitais para a Educação pela universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestre  em Educação pela universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Docente na  Rede Estadual de Educação da Bahia, Água Fria, BA - Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Souza, J. (2024). OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 152-168. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1189

Edição

Seção

Artigos Científicos