AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1159

Palavras-chave:

ascaridíase, educação em saúde, enteroparasitas, materiais didáticos, saúde pública

Resumo

A ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victoria Stephanny Ferreira da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Nutricionista pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife, Pernambuco, Brasil.

Hyan Ribeiro Prudêncio de Sousa, Centro Universitário Maurício de Nassau

Nutricionista pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife, Pernambuco, Brasil.

Jennifer Hellen Melo Sobral, Centro Universitário Maurício de Nassau

Farmacêutica pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife, Pernambuco, Brasil.

Rodrigo Seixas da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Nutricionista pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife, Pernambuco, Brasil.

Heytor Neco, Centro Universitário Maurício de Nassau

Doutor em Ciências pelo Instituto Aggeu Magalhães – IAM / Fiocruz Pernambuco. Professor do Departamento de Saúde do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Silva, V. S. F. da ., Sousa, H. R. P. de ., Sobral, J. H. M. ., Silva, R. S. da, & Neco, H. (2023). AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 85-95. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1159

Edição

Seção

Artigos Científicos