AVALIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASCARIDÍASE PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1159Palavras-chave:
ascaridíase, educação em saúde, enteroparasitas, materiais didáticos, saúde públicaResumo
A ascaridíase é uma doença provocada pelo geohelminto mais prevalente no mundo, Ascaris lumbricoides. Considerada um problema de saúde pública, sua incidência é maior em áreas sem saneamento e os sintomas variam de leves a graves. É importante desenvolver ações de educação em saúde que possibilitem desenvolver o conhecimento sobre a doença e seus métodos de prevenção. O objetivo deste trabalho foi avaliar uma estratégia de educação sobre ascaridíase para estudantes de enfermagem. Para tanto, materiais didáticos lúdicos de baixo custo, representando o agente etiológico e partes do corpo, como esôfago e intestino, por onde ele passa, foram elaborados para dinamizar a ação. Participaram da estratégia 78 estudantes, que responderam um formulário antes da palestra, com perguntas gerais sobre ascaridíase. Após a ação ser apresentada, um formulário contendo as mesmas perguntas e outro servindo como instrumento avaliativo foi aplicado. Os resultados demonstraram um aumento estatisticamente significativo nas pontuações medianas pré e pós-ação (p<0,0001), demonstrando a eficácia da estratégia de educação proposta a partir do material confeccionado, em construir conhecimento sobre ascaridíase. Isso evidencia a importância da educação em saúde como instrumento facilitador eficaz para futuros profissionais de saúde, permitindo um conhecimento que culmina em um atendimento mais humanizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Victoria Stephanny Ferreira da Silva, Hyan Ribeiro Prudêncio de Sousa, Jennifer Hellen Melo Sobral, Rodrigo Seixas da Silva, Heytor Neco
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.