EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1128

Palavras-chave:

ABP, Ensino de química inorgânica, Metodologias ativas de ensino

Resumo

Um estudo piloto de aprendizagem baseada em problemas foi desenvolvido e aplicado com sucesso numa turma de Química Inorgânica para Engenharias de uma universidade pública brasileira. Foram escolhidos temas ligados à química descritiva dos elementos, com um enfoque nos conceitos de sustentabilidade e de economia circular. Em meio à conjuntura adversa da pandemia de Covid-19 que tornou o ensino remoto, a participação dos estudantes foi positiva, com os grupos de estudantes propondo saídas interessantes e economicamente sustentáveis aos problemas apresentados; as respostas a um questionário demonstram ganhos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Herbst, UFRRJ

Doutor em Ciências (Unicamp). Professor Associado (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil. Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental.

Leonardo Ferreira, UFRRJ

Doutor em Química (UFRJ). Professor Adjunto (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil. Instituto de Química, Departamento de Química Fundamental.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Herbst, M., & Ferreira, L. (2023). EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 221-230. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1128

Edição

Seção

Relato de Experiência