DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS VISANDO A SUBSIDIAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1102

Palavras-chave:

Aplicativos, Contextualização, Ensino de Química, Ensino Superior, Mobile learning

Resumo

: Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de conteúdos adaptados para o aplicativo para dispositivos móveis Quimiguia e traz a investigação das percepções de especialistas e discentes sobre as potencialidades dos materiais produzidos para subsidiar a contextualização de temas e conceitos básicos da Química dentro de uma perspectiva de mobile learning. O presente trabalho é um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, em que foram selecionadas temáticas visando a subsidiar a contextualização da Química para graduandos e produzidos materiais adaptados sobre esses assuntos para um aplicativo. A seguir, os materiais produzidos foram avaliados por especialistas e discentes de graduação. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos desenvolvidos podem contribuir para tornar a Química mais interessante, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Foi possível também verificar que os conteúdos apresentam características que os permitem subsidiar atividades de ensino de caráter interdisciplinar e multidisciplinar. Inferimos, a partir dos resultados de nosso estudo, a possibilidade da contextualização da Química, tornando-a mais interessante para discentes de graduação, por intermédio do uso de conteúdos produzidos para aplicativos para dispositivos móveis, assim como a viabilidade da produção de materiais sucintos para aplicativos, sem a necessidade de conhecimentos de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Rosa, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Química - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER, mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui experiência em síntese orgância, análise de solos, água e tecido vegetal, análise de pesticidas e fitorremediação. Atualmente é químico da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE/ UNIPAMPA), atuando em pesquisas em ensino de ciências com ênfase em mobile learning aplicada ao ensino de química.

Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (2021), é Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2017) e possui graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Pampa (2015).

Rafael Roehrs

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente sou docente no curso de Química - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa. Sou Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e do Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT), e sou pesquisador do Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais (LEFQPN). Na área de Química Analítica, oriento principalmente nas áreas de fitorremediação, análise por cromatografia líquida de neurotransmissores, pesticidas e seus metabólitos, compostos do metabolismo secundário das plantas. Na área de Ensino de Ciências, orienta sobre games e gamificação, planejamento colaborativo e avaliação no ensino de Ciências.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

da Silva Rosa, A., Aquino dos Santos, P., & Roehrs, R. (2023). DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS VISANDO A SUBSIDIAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 113-129. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1102

Edição

Seção

Artigos Científicos