EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Dália Melissa Conrado Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesquisadora do INCT IN-TREE (UFBA, Salvador, Bahia, Brasil) https://orcid.org/0000-0002-7955-2515
  • Liziane Martins professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade do Sul da Bahia (UFSB), Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8015-4656
  • Michelle Silva Borges https://orcid.org/0000-0002-8152-9285
  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza Professora da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT e Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu/UFR), Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.108

Palavras-chave:

educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, questões sociocientíficas, educação em saúde

Resumo

Ações educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Conrado, D. M. ., Martins, L., Borges, M. S., & Souza, L. C. A. B. (2021). EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(1), 202-218. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.108

Edição

Seção

Artigos Científicos