MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1068Palavras-chave:
aprendizagem significativa, avaliação, mapeamento conceitualResumo
O presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado.
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Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquino
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