MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1068

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, avaliação, mapeamento conceitual

Resumo

O presente artigo versa sobre a avaliação de sequências de ensino idealizadas para o ensino de ciências que tenham potencial para desenvolver aprendizagens significativas, ou seja, que levem em consideração os conhecimentos prévios do estudante e a assimilação de novos conceitos de modo articulado, não-literal e substantivo, propiciando o surgimento de novos significados para ele. O objetivo do estudo foi avaliar a aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências via mapas conceituais. Sendo assim, os estudantes foram submetidos a algumas sequências de ensino e produziram mapas de conceitos antes e após cada abordagem da sequência. A análise comparativa dos mapas conceituais para cada abordagem constatou potencialidade das sequências de ensino aplicadas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Além disso, percebeu-se que os mapas favoreceram a organização conceitual dos estudantes, indicando que seu uso nas aulas de ciências pode auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem de forma significativa e subsidiar novas perspectivas de avaliação do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Bezerra de Oliveira, UFPE

Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela UFPE. Professor da Rede Estadual de Educação Integral de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa da UFPE.

Patrícia Smith Cavalcante, UFPE

Doutora em Educação pela University Of Newcastle Upon Tyne, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Líder do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação da UFPE. 

Kátia Aparecida da Silva Aquino, UFPE

Pós-doutorado em Educação Tecnológica pela UFPE. Professora do Colégio de Aplicação da UFPE,  Recife, Pernambuco, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa da UFPE. 

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Oliveira, J. A. B. de, Smith Cavalcante, P. ., & Aquino, K. A. da S. (2023). MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DECORRENTE DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 61-77. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1068

Edição

Seção

Artigos Científicos