ENSINO HÍBRIDO

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1054

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Formação continuada, Sala de aula invertida

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir dos estudos de Moran (2015), Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015) sobre o Ensino Híbrido, em que se discutem os desafios dessa modalidade de ensino e sua importância. Com o objetivo de analisar as metodologias utilizadas, dentre os modelos da modalidade do Ensino Híbrido e possíveis caminhos para uma utilização mais assertiva das tecnologias, evidenciou-se que o ensino híbrido, vem ganhando espaço no cenário educacional, devido sua utilização mais eficaz, aprimorando o aprendizado dos alunos, bem como, configura-se por uma compatibilidade metodológica que reflete diretamente nas ações práticas dos professores, em situações de ensino. As concepções que se mostram desses modelos de Ensino Híbrido, poderá ser uma proposta positiva, possibilitando ao professor, obter informações individualizadas sobre o desempenho dos alunos, agindo com maior eficiência e com maior rapidez nas necessidades de aprendizado.

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Biografia do Autor

Dina Séfora Santana Lima, IFCE

Doutoranda em ensino pelo Instituto Federal do Ceará  (IFCE). Secretaria de Educação de Maracanaú (SME), Maracanaú, Ceará, Brasil.

Maria Cleide da Silva Barroso, UFCE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE,

Daniel Brandão Menezes, UECE

Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC). Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Lima, D. S. S., da Silva Barroso, M. C. ., & Brandão Menezes, D. . (2024). ENSINO HÍBRIDO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO CONTEMPORÂNEO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 211-224. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1054

Edição

Seção

Artigos Científicos