CINEMA E CIÊNCIA EM SALA DE AULA

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO FILMES E “PAUSAS DIALOGADAS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1043

Palavras-chave:

Filmes, Diálogo, Socialização, Contextualização

Resumo

Desde uma tenra idade, as mídias audiovisuais se fazem presentes e influenciam a vida dos indivíduos. Nos últimos anos, especialmente os filmes têm sido utilizados como ferramenta pedagógica para a discussão ou contextualização de conteúdos. Essa utilização pode despertar a atenção dos alunos ainda mais do que métodos tradicionais. A fim de trazer uma contribuição ao ensino de Ciências, descrevemos nesse trabalho o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia utilizando um filme de ficção científica intitulado “Viagem Fantástica” (1966), com uma classe de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos a estratégia “pausa dialogada”, na qual, em momentos específicos do filme, uma pausa é realizada para que os alunos discutam em pequenos grupos questionamentos apresentados pelo professor. A troca de opiniões e informações entre os pares, seguida após o filme por uma discussão geral do docente com a turma sobre as questões, auxiliou na revisão de conteúdos ligados ao corpo humano e estudados ao longo do ano letivo. Atividades adicionais envolvendo leituras, confecção de painéis e produção de redações complementaram a metodologia. Através das falas dos próprios alunos, percebeu-se que houve um despertamento da curiosidade e da motivação, além de uma melhor compreensão dos temas trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Lovato, F. L., & Nunes Sepel, L. M. (2023). CINEMA E CIÊNCIA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO FILMES E “PAUSAS DIALOGADAS”. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 152-169. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1043

Edição

Seção

Artigos Científicos