AULAS REMOTAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE E PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPONENTE CURRICULAR OFERTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1023

Palavras-chave:

educação tecnológica, ensino remoto, mediação docente, percepção discente, pandemia covid-19

Resumo

O presente estudo visou refletir sobre um percurso didático, desenvolvido a partir do uso de metodologias ativas, realizado em um componente curricular de pós-graduação no cenário da educação digital diante da situação pandêmica da Covid-19 iniciada em 2020. As abordagens didáticas aconteceram de modo remoto e as docentes responsáveis pelo referido componente curricular submeteram os discentes a experienciarem variadas formas de ensinar-aprender. As estratégias utilizadas geraram, nos discentes, criticidade, reflexões e tomada de decisões nos estudos sobre os tipos de métodos de pesquisa em educação, tema central do componente. Nesta direção, verifica-se que as interações docente-discente e discente-discente ocasionadas pelas atividades propostas pareceram ter contribuído de forma positiva para a formação dos discentes, indicando que o ensino remoto, com articulação e planejamento docente adequados e mediados por tecnologias e metodologias ativas, pode promover aprendizagens mais significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Bezerra de Oliveira, Rede Estadual de Educação Integral de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE). Professor da Rede Estadual de Educação Integral de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Alba Flora Pereira, UFPE

Mestra em Ensino das Ciências pela UFPE. Doutoranda em Educação Matemática e
Tecnológica na UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, ABA Global School

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Professor da ABA Global
School, Recife, Pernambuco, Brasil.

Paula Basto Levay Lage, UFRPE

Mestra em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal
Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica na UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil. Professora da UFRPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Patrícia Smith Cavalcante, UFPE

Doutora em Educação pela University Of Newcastle Upon Tyne. Professora da UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Bezerra de Oliveira, J. A. ., Pereira, A. F. ., Lins Muniz de Melo Santos, M. ., Basto Levay Lage, P. ., & Smith Cavalcante, P. . (2023). AULAS REMOTAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE E PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPONENTE CURRICULAR OFERTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 130-139. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1023

Edição

Seção

Artigos Científicos