O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)

Autores

  • Maria Bethânia Tomaschewski Bueno Mestranda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça http://orcid.org/0000-0002-6394-9702
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul - CaVG)

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.564

Palavras-chave:

Lúdico, Ensino em Saúde, Educação

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas.

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Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Mestranda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça

Mestranda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça;

Graduada em Fisioterapia, pela Faculdade Anhanguera Educacional, Pelotas, RS.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Tomaschewski Bueno, M. B., & Treptow Brod, F. A. . (2021). O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 152-165. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.564

Edição

Seção

Artigos Científicos