O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.39

Palavras-chave:

números complexos, ensino, conhecimento prévio, engenharia Elétrica, objeto de aprendizagem

Resumo

 

Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012).

Thaísa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na Escola Politécnica e como professora permanente do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática.

Regis Alexandre Lahm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH (2005) e Mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS/CEPSRM (1995). Atualmente é professor Dedicação Exclusiva - DE, da PUCRS. Coordena o Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento - LTIG/Geografia/EH/PUCRS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Inteligência Geoespacial e geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geoprocessamento, cartografia, sequestro de carbono e estimativa de taxas de sedimentação em lagos e lagoas, modelagem de circulação hídrica, desastres naturais e eventos extremos. Ministra as disciplinas de Cartografia, Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica na graduação dos cursos de Geografia e Geofísica. É professor pesquisador do Instituto do Meio Ambiente e do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS, onde desenvolve pesquisa de monitoramento de vazamento de co2 por meio de sensoriamento remoto em campos petrolíferos. Faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto do Cérebro - INSCER/PUCRS, onde elabora produtos cartográficos referentes a varáveis epidemiológicas e de estudos comportamentais. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEDUCEM da Escola Politécnica da PUCRS, onde orienta discentes no mestrado e doutorado . É credenciado no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES/INEP/MEC, membro do Comitê de Assessoramento Técnico Científico de Geociências da FAPERGS e membro do Sistema de Consultoria Ad Hoc da CAPES. Nos últimos dez anos publicou mais de 80 artigos em periódicos qualificados, mais de 100 trabalhos em Eventos. Nos últimos 20 anos orientou mais de 100 acadêmicos, incluindo a Iniciação Científica, mestrando e doutorando, com fomento da CAPES, CNPq, FAPERGS e BPA/PUCRS. Participou da Organização de Livros e escreveu mais de 30 capítulos.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Scott Puhl, C., Jacintho Müller, T. ., Alexandre Lahm, R. ., & Viali, L. . (2023). O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 124-137. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.39

Edição

Seção

Artigos Científicos