DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS

NARRATIVAS DIGITAIS E COLABORAÇÃO NOS CANAIS DO SCIENCE VLOGS BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.986

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Redes Sociais, Narrativas Digitais, Colaboração, Youtube

Resumo

As ações de divulgação científica que utilizam as mídias sociais estão sendo organizadas por grupos de pesquisadores que investigam o tema e propõem estratégias de organização e articulação entre os divulgadores científicos que assumiram esta tarefa. O objetivo deste estudo foi o de analisar as ações de colaboração nas narrativas digitais criadas pelos divulgadores científicos do Science Vlogs Brasil (SVBR). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa narrativa adaptada à cultura digital, com abordagem qualitativa e elementos da ARS (Análise das Redes Sociais). Foram selecionados 30 canais participantes do SVBR, correspondendo a 51% dos canais participantes que estavam ativos no momento da pesquisa. Os resultados indicam que a proposta do projeto apresenta objetivos convergentes com a dinâmica das redes sociais e compreensão do formato das mídias sociais, abrangendo os elementos essenciais para construir estratégias de divulgação nesses espaços, embora a dinâmica das relações entre os canais e algumas escolhas para a construção das suas narrativas digitais sejam divergentes da proposta do projeto e da própria escolha de estratégias de divulgação para ocupar as redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Gomes Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Sthenio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática do Programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Inovação Educativa pela pelo Universidad de Deusto, Espanha. Professora (Associada) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Carvalho, A. B. G., Ferraz Magalhães, S. J., & Panerai Alves, T. (2023). DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS: NARRATIVAS DIGITAIS E COLABORAÇÃO NOS CANAIS DO SCIENCE VLOGS BRASIL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 246-265. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.986

Edição

Seção

Artigos Científicos