DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS
NARRATIVAS DIGITAIS E COLABORAÇÃO NOS CANAIS DO SCIENCE VLOGS BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.986Palavras-chave:
Divulgação Científica, Redes Sociais, Narrativas Digitais, Colaboração, YoutubeResumo
As ações de divulgação científica que utilizam as mídias sociais estão sendo organizadas por grupos de pesquisadores que investigam o tema e propõem estratégias de organização e articulação entre os divulgadores científicos que assumiram esta tarefa. O objetivo deste estudo foi o de analisar as ações de colaboração nas narrativas digitais criadas pelos divulgadores científicos do Science Vlogs Brasil (SVBR). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa narrativa adaptada à cultura digital, com abordagem qualitativa e elementos da ARS (Análise das Redes Sociais). Foram selecionados 30 canais participantes do SVBR, correspondendo a 51% dos canais participantes que estavam ativos no momento da pesquisa. Os resultados indicam que a proposta do projeto apresenta objetivos convergentes com a dinâmica das redes sociais e compreensão do formato das mídias sociais, abrangendo os elementos essenciais para construir estratégias de divulgação nesses espaços, embora a dinâmica das relações entre os canais e algumas escolhas para a construção das suas narrativas digitais sejam divergentes da proposta do projeto e da própria escolha de estratégias de divulgação para ocupar as redes sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Ana Beatriz Gomes Carvalho, Sthenio, Thelma Panerai Alves
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.