RESENHA: “A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CTS:
DESAFIOS E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.933Palavras-chave:
Educação, CTS, CinemaResumo
O presente trabalho é uma resenha crítica da dissertação de mestrado da pesquisadora Priscila Maia Braz Silveira defendida em 2016 pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação da Profª. Drª. Maria Luiza de Araújo Gastal como requisito à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências. Em sua pesquisa, Priscila Silveira buscou entender como graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília compreendem a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino. A pesquisadora também propõe uma intervenção didática que os auxilia a ver o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências sob tal perspectiva. Apesar da autora nos apresentar um referencial teórico sobre os prelúdios do Movimento CTS, sua pesquisa foi realizada entre os anos de 2015 e 2016, havendo um intervalo de 6 anos para que novos estudos sobre o tema surgissem, ampliando o debate. Portanto, quando necessário, busco acrescentar nesta resenha alguns pontos de vista mais recentes de estudiosos do Movimento CTS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Suellyn da Silva Emerick Garcia
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.