INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA EM MICROBIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.839Palavras-chave:
formação docente, ensino superior, redes sociais, métodos avaliativos, espaços não formaisResumo
A microbiologia é uma área da biologia, cujo assunto é abstrato, tendo em vista que a visualização dos microrganismos não é possível a olho nu. Com isso, o uso de metodologias ativas pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo, relatar o uso do Instagram como estratégia avaliativa da componente curricular de microbiologia, onde cada discente regularmente matriculado na componente curricular escolheu um vírus e uma bactéria e realizou duas postagens no Instagram com 10 cards cada. Foram produzidos 470 cards de conteúdo, desses 230 relativos às bactérias e 240 aos vírus que variaram na estrutura, na organização e na estratégia para atrair os leitores. Os discentes foram desafiados a aplicarem o conteúdo ministrado ao longo do semestre letivo de forma a construírem postagens que resumissem o que foi aprendido e ao mesmo tempo desenvolvessem a habilidade de comunicar este conteúdo através de uma mídia social. A atividade proposta estimulou, nos docentes em formação, o desenvolvimento de habilidades requisitadas para a atuação em salas de aula na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Cristina, Natália, Bianca, Franciso Bruno de Sousa, Tarcisio

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.