A BIOTECNOLOGIA COMO TRILHA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
REVERBERAÇÕES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.766Palavras-chave:
análise de discurso, ensino de biologia, educação CTSResumo
Este artigo problematiza, propõe e discute o desenvolvimento de um produto educacional em forma de Sequência Didática sobre a Biotecnologia, a partir das normativas curriculares vigentes para o processo de ensino-aprendizagem da biologia na Educação Básica. O objetivo deste estudo, portanto, reside em analisar as reverberações sobre o letramento científico de uma Sequência Didática sobre Biotecnologia para o novo Ensino Médio. Em termos metodológicos, foi construída uma Sequência Didática orientada pela abordagem dos Três Momentos Pedagógicos e dos pressupostos da Educação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para os conteúdos de Biotecnologia. Esta Sequência foi avaliada por um grupo de onze professores, por meio de instrumento de pesquisa, o qual produziu os dados que constituem o corpus de análise desta pesquisa. Os resultados foram apresentados e discutidos com base no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de vertente francesa por meio de três recortes (a saber: problematização, organização e aplicação) e três efeitos de sentido (a saber: efeito de prática, efeito de procedimento e efeito de processo), pelos quais a Sequência Didática reverbera o Letramento Científico. Por fim, o estudo assume o Letramento Científico enquanto um funcionamento específico-didático entre locutores e defende que a Sequência pode tencionar o discurso pedagógico autoritário.
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