EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO:

A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.688

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Currículo de Sergipe, Educação Ambiental Crítica, Metodologia da problematização, TDIC

Resumo

Diante dos avanços tecnológicos que a sociedade vivencia atualmente, são requeridas inovações nas concepções de educar a fim de que as novas formas de relações sociais instituídas sejam compreendidas e os educandos formem-se criticamente para que possam compreender a complexidade dos problemas socioambientais do nosso país. Ao inserir ações de Educação Ambiental (EA) e o uso das tecnologias no processo educativo, o educador dinamiza suas práticas pedagógicas, além de oportunizar a aquisição de habilidades que possam auxiliar os educandos na reelaboração da mentalidade e do comportamento. Para tanto, todo o processo pedagógico-metodológico precisa ser repensado. Dessa forma, subvertendo as proposituras do Currículo de Sergipe pautadas numa educação mercadológica, no presente artigo incitaremos discussões sobre a importância de trabalhar temáticas relacionadas à EA crítica atreladas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para promover autonomia, criticidade e protagonismo dos educandos, possibilitando diversas formas de ver o mundo e de ressignificá-lo.

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Biografia do Autor

Luanne Michella Bispo Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA/UFS) (2014), onde foi bolsista CAPES. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana (2011). De 2008 a 2010 foi bolsista PIBIC/CNPq. Seus trabalhos foram produzidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa Processos Identitários e Poder (GEPPIP), seguindo as linhas de sustentabilidade, processos identitários, tradicionalismo, conflitos ambientais e saberes ambientais de comunidades do entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana. Trabalhou no Núcleo de integração entre a UFS e a Educação Básica (NIUEB) na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), fazendo acompanhamento e articulação de programas e projetos da UFS desenvolvidos na escolas da educação básica. Foi professora voluntária no Departamento de Biologia da UFS no período entre outubro de 2019 a fevereiro de 2021. É colaboradora do projeto Sala Verde na UFS. Atualmente é gestora no Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE), onde sua atual linha de pesquisa é o estudo da Educação Ambiental crítica e emancipatória, com ênfase na práxis docente.

Maria Inêz Oliveira Araújo, Programa de Pós-Graduação em Educação

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutora pela Universidade do Porto, com bolsa da CAPES. Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo suas atividades acadêmicas de graduação no curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas Educação e Ética Ambiental, Ensino de Ciências Séries Iniciais e Seminários Integradores e no Curso Licenciatura em Ciências Biológicas, orientando monografia; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação como professora da disciplina Pesquisa em Educação e orientadora do mestrado e doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental do estado de Sergipe - GEPEASE e pesquisadora da Sala Verde na UFS.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, ensino de Ciências e Biologia, metodologia e formação de professores. Professora Titular aposentada, com vínculo de professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Izabel Silva Souza D’Ambrosio, Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (1995), é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2017) e Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de Novas Tecnologias pela Estácio de Sá (2014). Atualmente é Professora efetiva na Educação Básica/ SEDUC Se. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Educação e Tecnologia Cnpq/Ufs. É bolsista CAPES pela UAB/Se. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Tecnologia.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Atuou como coordenadora do Programa Um Computador por Aluno/UFS/MEC (2010- 2012). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI); Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/líder), do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEASE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação Tecnológica, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aplicativos Educacionais, Metodologias Ativas, Educação Ambiental e Formação de Professores.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Nascimento, L. M. B., Araújo, M. I. O., D’Ambrosio, I. S. S. ., & Ferrete, A. A. S. S. . (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO: : A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 262-278. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.688

Edição

Seção

Relato de Experiência