VIVÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O ENSINO REMOTO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.672Palavras-chave:
Divulgação Científica, Pibid, Recursos Didáticos, Experimentação. Ensino de CiênciasResumo
O presente relato de experiência refere-se aos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de ciências, edição 2021, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Apresentamos as vivências no decorrer da atuação no programa para o desenvolvimento de material audiovisual no atendimento às necessidades do ensino básico em ciências de uma escola da rede pública municipal de São Caetano do Sul – SP, causadas pela imposição da necessidade sanitária do distanciamento social ocasionado pelo período de pandemia vivido atualmente. As atividades passaram pela apresentação conceitual dos temas científicos e foram seguidas de experimentação filmada, com o intuito da divulgação, ensino e popularização da ciência. Neste relato, destacamos as produções audiovisuais sobre a simulação das fases da Lua, o eletroscópio e a experimentação dos efeitos do Óxido de Enxofre para simulação da chuva ácida. Unindo a teoria às práticas experimentais demonstrativas, consideramos que o programa contribui significativamente para a formação inicial docente, fomentando o estudo de teóricos do processo de aprendizagem a partir de demonstração experimental no ensino de ciências e da produção de vídeos didáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Ranielli Morais de Abreu, Rafael Simão da Silva, Ana Luzia Gomes de Oliveira Ispada, Vitor Amorim, Rui Manoel de Bastos Vieira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.