ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.661

Palavras-chave:

Relato de experiência, Educação na pandemia, EJA

Resumo

Neste relato de experiência, destacaram-se as percepções adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ciências, conduzido em uma instituição de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O propósito do estágio consistiu em alcançar uma compreensão prática do ambiente de docência, bem como das complexidades inerentes à profissão docente. O cerne deste artigo reside na análise da metodologia subjacente ao projeto de intervenção didática, que foi desenvolvido e implementado durante o estágio. Paralelamente, foram discutidos os obstáculos identificados no processo de concretização desse projeto, delineando possíveis justificativas para os desfechos observados. Adicionalmente, abordaram-se os aspectos sociopolíticos que permeiam a modalidade EJA, realçando a relevância do estágio curricular no âmbito da formação de licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Gaspechoski, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e mestrando em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável (Linha de pesquisa: Biologia e Ecologia de Organismos Aquáticos) pela mesma instituição. Pós-graduando Lato Sensu em Currículo, Didática e Metodologias Ativas. 

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Graduado em Ciências Biológicas (Bal./Lic.) pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor do Magistério Superior (Adjunto) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR). Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes, Educação Científica e Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Costa, P., & Venturi, T. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 466-481. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.661

Edição

Seção

Relato de Experiência