JOGOS DE CARTAS E TABULEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA
CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ESPÉCIE E NÍVEL DE INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.62Palavras-chave:
jogos, química, ensino de químicaResumo
Pesquisas envolvendo a aplicação de jogos e atividades lúdicas no ensino de química estão cada vez mais presentes na literatura. Esses materiais mudam a rotina dos discentes, trazendo o divertimento para a sala de aula, onde muitas vezes o ensino é tradicional. Este trabalho buscou analisar jogos que foram desenvolvidos enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e durante os Estágios supervisionados do curso na Licenciatura em Química, descrevendo a construção e aplicação desses materiais, que foram classificados de acordo com a espécie de jogo através de seus objetivos de ensino e níveis de interação a partir do trabalho realizado por Soares (2013). Ao todo são apresentados e analisados 8 jogos, todos classificados como sendo de competição, sendo estes caracterizados como jogos de cartas ou de tabuleiros, jogados normalmente em grupos. Quanto aos objetivos de ensino, todos os jogos apresentaram o nível de interação II por terem como característica sua utilização em sala de aula na revisão de conteúdos de determinada área de conhecimento. O desenvolvimento e aplicação desses materiais didáticos demonstraram a possibilidade de sua utilização em sala de aula, bem como a importância do uso de recursos metodológicos diversificados no ensino de química.
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