UTILIZAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CLONAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Claudiene Rafalski Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Silvânia Alves Martins Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Kátia Liége Nunes Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Alessandra de Rezende Ramos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.561

Palavras-chave:

Ferramenta didático-pedagógica, Mídia-educação, Educação Básica

Resumo

O estudo foi idealizado com objetivo de popularizar um tema científico-tecnológico atual, a clonagem, utilizando para isso recursos multimídias como ferramenta pedagógica, em função da fácil aceitação entre os alunos. A produção do vídeo foi realizada em três etapas: 1) levantamento de mídias disponíveis na internet sobre clonagem, 2) roteiro e filmagem do curta-metragem e 3) edição do vídeo que teve duração de dez minutos. A análise do vídeo foi qualitativa, por meio de questionários, sendo um instrumento aplicado aos graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UNIFESSPA, e dois aos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública do Município de Marabá/PA. O uso do vídeo apontou como contribuições: a) o entendimento do processo de clonagem, de forma lúdica e dinâmica e b) a adoção de vídeos ‘caseiros’ como ferramenta didático-pedagógica, de fácil produção e baixo custo, motivou os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de ciências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Rafalski, C. ., Alves Martins, S. ., Liége Nunes Gonçalves, K. ., & de Rezende Ramos , A. . (2021). UTILIZAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CLONAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 119-131. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.561

Edição

Seção

Artigos Científicos