O ENSINO DOS NÚMEROS COMPLEXOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.39Palavras-chave:
números complexos, ensino, conhecimento prévio, engenharia Elétrica, objeto de aprendizagemResumo
Este artigo investiga os conhecimentos de números complexos que os estudantes de Engenharia Elétrica apresentam, bem como as estratégias didáticas adotadas pelos professores para ensiná-los tais conhecimentos. Em pesquisas realizadas, identificou-se que a maioria dos estudantes da Universidade de Caxias do Sul não apresentam conhecimentos de números complexos necessários para as disciplinas de Engenharia Elétrica. Para verificar a prevalência desse panorama no Rio Grande do Sul, aplicou-se um questionário aos professores de Engenharia Elétrica de outras instituições de Ensino Superior. A análise evidencia que a maioria dos estudantes, nas instituições selecionadas, não apresenta o conhecimento de números complexos, tendo o professor que revisar e explicar conceitos e operações, sendo que o objetivo seria utilizá-los em aplicações na Engenharia Elétrica. Portanto, surge a possibilidade de utilizar um objeto de aprendizagem para suprir essa defasagem do Ensino Médio, propiciando ao corpo discente um instrumento facilitador na aprendizagem do conteúdo abordado.
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Copyright (c) 2023 Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali
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