REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.1302Palavras-chave:
arduino;, ensino de física;, software tracker, teoria das representações sociaisResumo
Este estudo investiga as representações sociais presentes em artigos científicos sobre automatização da coleta de dados, utilizando o Arduino e o Software Tracker, em apoio ao ensino de física, publicados no período de 2011 a 2022. A árvore máxima de similitude e a nuvem de palavras destacam termos salientes, como "experimento", "Arduino" e "físico", refletindo uma ênfase nas dimensões práticas e técnicas de automatização. A Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central fornecem um arcabouço conceitual para compreender a evolução das percepções. A representação social predominantemente sugere que a automatização da coleta de dados é percebida como uma ferramenta eficiente. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma mudança de paradigma, na qual a tecnologia seja integrada como um recurso didático que capacita os alunos a explorar e compreender os conceitos físicos de maneira significativa. O estudo ressalta a importância em promover uma compreensão mais profunda e reflexiva das implicações pedagógicas sobre a automatização da coleta de dados. Tal compreensão pode permitir aos educadores explorarem o potencial da tecnologia não apenas como ferramenta, mas como uma descoberta para uma aprendizagem enriquecedora e contextualizada em física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Adriana de Andrade, Marcelo Zanotello
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.