DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS VISANDO A SUBSIDIAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1102Palavras-chave:
Aplicativos, Contextualização, Ensino de Química, Ensino Superior, Mobile learningResumo
: Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de conteúdos adaptados para o aplicativo para dispositivos móveis Quimiguia e traz a investigação das percepções de especialistas e discentes sobre as potencialidades dos materiais produzidos para subsidiar a contextualização de temas e conceitos básicos da Química dentro de uma perspectiva de mobile learning. O presente trabalho é um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, em que foram selecionadas temáticas visando a subsidiar a contextualização da Química para graduandos e produzidos materiais adaptados sobre esses assuntos para um aplicativo. A seguir, os materiais produzidos foram avaliados por especialistas e discentes de graduação. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos desenvolvidos podem contribuir para tornar a Química mais interessante, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Foi possível também verificar que os conteúdos apresentam características que os permitem subsidiar atividades de ensino de caráter interdisciplinar e multidisciplinar. Inferimos, a partir dos resultados de nosso estudo, a possibilidade da contextualização da Química, tornando-a mais interessante para discentes de graduação, por intermédio do uso de conteúdos produzidos para aplicativos para dispositivos móveis, assim como a viabilidade da produção de materiais sucintos para aplicativos, sem a necessidade de conhecimentos de programação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Anderson da Silva Rosa, Paola Aquino dos Santos, Rafael Roehrs
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.