EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.108Palavras-chave:
educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, questões sociocientíficas, educação em saúdeResumo
Ações educacionais para a promoção de saúde são socialmente relevantes. Refletir e discutir sobre essas práticas e os fundamentos que as embasam são oportunidades para se melhorar o ensino de conteúdos relacionados à saúde e os resultados na mobilização desses conteúdos no cotidiano dos sujeitos. Os modelos de saúde influenciam nos modos e métodos de se ensinar e aprender sobre saúde. Nesse trabalho, de natureza teórica, propomos e discutimos uma questão sociocientífica sobre bactérias e saúde para caracterizar dois modos de se conceber saúde e suas consequências para a educação em saúde e a formação dos cidadãos. Argumentamos que cada enfoque sobre a saúde pode ser considerado e adotado em diversos contextos educativos e para o alcance de diferentes objetivos de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante ter clareza desses modelos na atuação docente. Por fim, apontamos algumas perspectivas de nossas conclusões para a melhoria da formação e atuação de professores de ciências.
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