CINEMA E CIÊNCIA EM SALA DE AULA
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO FILMES E “PAUSAS DIALOGADAS”
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1043Palavras-chave:
Filmes, Diálogo, Socialização, ContextualizaçãoResumo
Desde uma tenra idade, as mídias audiovisuais se fazem presentes e influenciam a vida dos indivíduos. Nos últimos anos, especialmente os filmes têm sido utilizados como ferramenta pedagógica para a discussão ou contextualização de conteúdos. Essa utilização pode despertar a atenção dos alunos ainda mais do que métodos tradicionais. A fim de trazer uma contribuição ao ensino de Ciências, descrevemos nesse trabalho o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia utilizando um filme de ficção científica intitulado “Viagem Fantástica” (1966), com uma classe de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos a estratégia “pausa dialogada”, na qual, em momentos específicos do filme, uma pausa é realizada para que os alunos discutam em pequenos grupos questionamentos apresentados pelo professor. A troca de opiniões e informações entre os pares, seguida após o filme por uma discussão geral do docente com a turma sobre as questões, auxiliou na revisão de conteúdos ligados ao corpo humano e estudados ao longo do ano letivo. Atividades adicionais envolvendo leituras, confecção de painéis e produção de redações complementaram a metodologia. Através das falas dos próprios alunos, percebeu-se que houve um despertamento da curiosidade e da motivação, além de uma melhor compreensão dos temas trabalhados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Fabricio Luís Lovato, Lenira Maria Nunes Sepel
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.