CINEMA E CIÊNCIA EM SALA DE AULA
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO FILMES E “PAUSAS DIALOGADAS”
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.1043Palavras-chave:
Filmes, Diálogo, Socialização, ContextualizaçãoResumo
Desde uma tenra idade, as mídias audiovisuais se fazem presentes e influenciam a vida dos indivíduos. Nos últimos anos, especialmente os filmes têm sido utilizados como ferramenta pedagógica para a discussão ou contextualização de conteúdos. Essa utilização pode despertar a atenção dos alunos ainda mais do que métodos tradicionais. A fim de trazer uma contribuição ao ensino de Ciências, descrevemos nesse trabalho o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia utilizando um filme de ficção científica intitulado “Viagem Fantástica” (1966), com uma classe de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos a estratégia “pausa dialogada”, na qual, em momentos específicos do filme, uma pausa é realizada para que os alunos discutam em pequenos grupos questionamentos apresentados pelo professor. A troca de opiniões e informações entre os pares, seguida após o filme por uma discussão geral do docente com a turma sobre as questões, auxiliou na revisão de conteúdos ligados ao corpo humano e estudados ao longo do ano letivo. Atividades adicionais envolvendo leituras, confecção de painéis e produção de redações complementaram a metodologia. Através das falas dos próprios alunos, percebeu-se que houve um despertamento da curiosidade e da motivação, além de uma melhor compreensão dos temas trabalhados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Fabricio Luís Lovato, Lenira Maria Nunes Sepel
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.