AULAS REMOTAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE E PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM COMPONENTE CURRICULAR OFERTADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.1023Palavras-chave:
educação tecnológica, ensino remoto, mediação docente, percepção discente, pandemia covid-19Resumo
O presente estudo visou refletir sobre um percurso didático, desenvolvido a partir do uso de metodologias ativas, realizado em um componente curricular de pós-graduação no cenário da educação digital diante da situação pandêmica da Covid-19 iniciada em 2020. As abordagens didáticas aconteceram de modo remoto e as docentes responsáveis pelo referido componente curricular submeteram os discentes a experienciarem variadas formas de ensinar-aprender. As estratégias utilizadas geraram, nos discentes, criticidade, reflexões e tomada de decisões nos estudos sobre os tipos de métodos de pesquisa em educação, tema central do componente. Nesta direção, verifica-se que as interações docente-discente e discente-discente ocasionadas pelas atividades propostas pareceram ter contribuído de forma positiva para a formação dos discentes, indicando que o ensino remoto, com articulação e planejamento docente adequados e mediados por tecnologias e metodologias ativas, pode promover aprendizagens mais significativas.
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Copyright (c) 2023 José Antônio Bezerra de Oliveira, Alba Flora Pereira, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Paula Basto Levay Lage, Patrícia Smith Cavalcante
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