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Edital nº2 2021Alunos Especiais – Mestrado

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, no uso de suas atribuições, declara aberto o período de inscrição para alunos especiais, para cursar as disciplinas abaixo relacionadas. Poderão inscrever-se os portadores de diploma de curso de graduação em Direito. Também serão aceitas inscrições de candidatos estrangeiros, portadores de diploma equivalentes, obtidos no exterior, com situação de permanência regular no Brasil.

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EDITAL Nº 001/2021 – Alunos Especiais Doutorado

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Doutorado –, no uso de suas atribuições, declara aberto o período de inscrição a alunos especiais, para cursar as disciplinas abaixo relacionadas. Poderão inscrever-se os portadores de Mestrado em áreas afins e portador de Diploma de Curso de Graduação em Direito. Também serão aceitas inscrições de candidatos estrangeiros, portadores de diploma equivalentes, obtidos no exterior, com situação de permanência regular no Brasil.

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PPGDireito URI tem reunião de consolidação de convênio com Faculdade EST

Nesta segunda-feira, dia 02 de setembro, os professores do PPGDireito da URI André Leonardo Copetti Santos, Noli Bernardo Hahn e Rosângela Angelin reuniram-se por videoconferência com o professor doutor Júlio Cézar Adam, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Faculdade EST, de São Leopoldo/RS. A reunião tratou sobre a consolidação do convênio entre o PPGDireito URI e o Mestrado e Doutorado em Teologia da Faculdade EST. através dos grupos de Pesquisa vinculados ao CNPq “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas” e “Novos Direitos na Sociedade Complexa”. Também foram programadas atividades de intercâmbio acadêmico entre ambas as instituições.

 
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DIREITO DA URI SANTO ÂNGELO CHEGA ATÉ ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito e o Curso de Graduação em Direito chegam até escolas de Ensino Fundamental das Regiões das Missões e Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, trabalhando com estudantes e Professores/as no dia 30 de agosto de 2019.

O ENCONTRO DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS (PCE), reuniu professores/as e coordenadores/as de cooperativas escolares de seis municípios, no qual a Profa. Dra. Rosângela Angelin, que desde longo período assessora o Programa, palestrou sobre o tema “Democracia e participação em Cooperativas Escolares: um olhar sobre a atuação de lideranças sob a perspectiva dos direitos humanos”.

O PCE é um programa que está completando 28 anos de existência e é desenvolvido pela Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste (COOPERLUZ), de Santa Rosa-RS. Nesse projeto, as escolas vinculadas participam de debates acerca de temas envolvendo as cooperativas e, turmas de estudantes são assessoradas para montar cooperativas escolares, a fim de que a teoria possa ser desenvolvida na prática e, após, refletida num processo dialético com as/os estudantes e Professores/as.

A Professora Rosângela participou da organização da obra “CAMINHOS DA COOPERAÇÃO: PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS”, editado em 2015, sendo o mesmo reeditado em 2017, ambos pela Editora da FuRI. Este vínculo faz parte do Projeto de Pesquisa “Direitos Humanos e Movimentos Sociais na sociedade Multicultural” e do Projeto de Extensão “DIREITOS DE MINORIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MOVIMENTANDO-SE EM REDES DE COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE E CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA”, ambos coordenados pela Profa. Rosângela.


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Mestrado em Direito URI realiza aula de campo na aldeia indígena Tekoá Yakã Ju

Mestrandos e professores do Mestrado em Direito da URI Santo Ângelo-RS acompanhados pela antropóloga e graduanda em Direito da Uri Ms. Estelamaris Dezordi, realizaram atividade de extensão no dia 02 de setembro, junto a aldeia Tekoá Yakã Ju, no interior da Ressaca Buriti – SÂ, a qual possui como cacique o jovem Kuaray Anildo Romeu.

Tal atividade foi realizada nas disciplinas de Ecologia Política, bem como, Estado Constituição e Diferença, ministradas pelos professores Dr. Jacson Roberto Cervi e Dr. Osmar Veronese, respectivamente, almejando a ligação entre o meio acadêmico e a realidade hoje vivenciada pelo povo Guarani.

Mestrandos e professores, na oportunidade, puderam ver e ouvir por meio das palavras de Anildo, um pouco da cultura Guarani. Para a mestranda Lucimary Leiria Fraga, a cultura Guarani “merece nosso máximo respeito, por serem resistência frente à parte de uma sociedade que historicamente os ataca, ainda que estes povos possuam proteção junto a legislação”.

Os estudantes enfatizaram, após a experiência, a importância da luta indígena e da salvaguarda desta cultura e de seus saberes tradicionais em relação ao meio ambiente, às relações humanas, e a espiritualidade, valores que necessitam de ressignificação, no intuito de promovermos uma sociedade plural, equânime e justa.

Como mensagem de agradecimento pela visita, o cacique Anildo ressaltou a importância de tais imersões junto a aldeia, as quais possibilitam que acadêmicos tenham real contato com seu povo, aprendendo in loco alguns aspectos acerca de sua cultura, para assim, compreenderem a importância do respeito ao diferente, bem como, para que possam auxiliar o povo Guarani, na mantença de sua cultura.


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