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Edital nº2 2021Alunos Especiais – Mestrado
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, no uso de suas atribuições, declara aberto o período de inscrição para alunos especiais, para cursar as disciplinas abaixo relacionadas. Poderão inscrever-se os portadores de diploma de curso de graduação em Direito. Também serão aceitas inscrições de candidatos estrangeiros, portadores de diploma equivalentes, obtidos no exterior, com situação de permanência regular no Brasil.
EDITAL Nº 001/2021 – Alunos Especiais Doutorado
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Doutorado –, no uso de suas atribuições, declara aberto o período de inscrição a alunos especiais, para cursar as disciplinas abaixo relacionadas. Poderão inscrever-se os portadores de Mestrado em áreas afins e portador de Diploma de Curso de Graduação em Direito. Também serão aceitas inscrições de candidatos estrangeiros, portadores de diploma equivalentes, obtidos no exterior, com situação de permanência regular no Brasil.
PPGDireito URI tem reunião de consolidação de convênio com Faculdade EST
Nesta segunda-feira, dia 02 de setembro, os professores do PPGDireito da URI André Leonardo Copetti Santos, Noli Bernardo Hahn e Rosângela Angelin reuniram-se por videoconferência com o professor doutor Júlio Cézar Adam, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Faculdade EST, de São Leopoldo/RS. A reunião tratou sobre a consolidação do convênio entre o PPGDireito URI e o Mestrado e Doutorado em Teologia da Faculdade EST. através dos grupos de Pesquisa vinculados ao CNPq “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas” e “Novos Direitos na Sociedade Complexa”. Também foram programadas atividades de intercâmbio acadêmico entre ambas as instituições.
DIREITO DA URI SANTO ÂNGELO CHEGA ATÉ ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito e o Curso de Graduação em Direito chegam até escolas de Ensino Fundamental das Regiões das Missões e Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, trabalhando com estudantes e Professores/as no dia 30 de agosto de 2019.
O ENCONTRO DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PROGRAMA COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS (PCE), reuniu professores/as e coordenadores/as de cooperativas escolares de seis municípios, no qual a Profa. Dra. Rosângela Angelin, que desde longo período assessora o Programa, palestrou sobre o tema “Democracia e participação em Cooperativas Escolares: um olhar sobre a atuação de lideranças sob a perspectiva dos direitos humanos”.
O PCE é um programa que está completando 28 anos de existência e é desenvolvido pela Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste (COOPERLUZ), de Santa Rosa-RS. Nesse projeto, as escolas vinculadas participam de debates acerca de temas envolvendo as cooperativas e, turmas de estudantes são assessoradas para montar cooperativas escolares, a fim de que a teoria possa ser desenvolvida na prática e, após, refletida num processo dialético com as/os estudantes e Professores/as.
A Professora Rosângela participou da organização da obra “CAMINHOS DA COOPERAÇÃO: PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS”, editado em 2015, sendo o mesmo reeditado em 2017, ambos pela Editora da FuRI. Este vínculo faz parte do Projeto de Pesquisa “Direitos Humanos e Movimentos Sociais na sociedade Multicultural” e do Projeto de Extensão “DIREITOS DE MINORIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MOVIMENTANDO-SE EM REDES DE COOPERAÇÃO, SOLIDARIEDADE E CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA”, ambos coordenados pela Profa. Rosângela.
Mestrado em Direito URI realiza aula de campo na aldeia indígena Tekoá Yakã Ju
Mestrandos e professores do Mestrado em Direito da URI Santo Ângelo-RS acompanhados pela antropóloga e graduanda em Direito da Uri Ms. Estelamaris Dezordi, realizaram atividade de extensão no dia 02 de setembro, junto a aldeia Tekoá Yakã Ju, no interior da Ressaca Buriti – SÂ, a qual possui como cacique o jovem Kuaray Anildo Romeu.
Tal atividade foi realizada nas disciplinas de Ecologia Política, bem como, Estado Constituição e Diferença, ministradas pelos professores Dr. Jacson Roberto Cervi e Dr. Osmar Veronese, respectivamente, almejando a ligação entre o meio acadêmico e a realidade hoje vivenciada pelo povo Guarani.
Mestrandos e professores, na oportunidade, puderam ver e ouvir por meio das palavras de Anildo, um pouco da cultura Guarani. Para a mestranda Lucimary Leiria Fraga, a cultura Guarani “merece nosso máximo respeito, por serem resistência frente à parte de uma sociedade que historicamente os ataca, ainda que estes povos possuam proteção junto a legislação”.
Os estudantes enfatizaram, após a experiência, a importância da luta indígena e da salvaguarda desta cultura e de seus saberes tradicionais em relação ao meio ambiente, às relações humanas, e a espiritualidade, valores que necessitam de ressignificação, no intuito de promovermos uma sociedade plural, equânime e justa.
Como mensagem de agradecimento pela visita, o cacique Anildo ressaltou a importância de tais imersões junto a aldeia, as quais possibilitam que acadêmicos tenham real contato com seu povo, aprendendo in loco alguns aspectos acerca de sua cultura, para assim, compreenderem a importância do respeito ao diferente, bem como, para que possam auxiliar o povo Guarani, na mantença de sua cultura.