A PESQUISA BASEADA EM DESIGN: MAPEAMENTO DE ESTUDOS QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.840Palavras-chave:
Formação de professores, pesquisa bibliográfica, pesquisa baseada em design.Resumo
O estudo constitui um mapeamento realizado com o objetivo de investigar e caracterizar trabalhos brasileiros que utilizam a Pesquisa Baseada em Design (PBD) no âmbito da formação de professores. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES, no Scielo e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por meio dos descritores “formação de professores”, “pesquisa baseada em design” e “design based research”. Dez trabalhos atenderam aos critérios de busca e compuseram o corpus de análise. Seis estavam relacionadas à formação continuada e quatro à formação inicial de professores. Quatro envolviam a área de matemática, quatro a Biologia, um trabalho envolvia conhecimentos da química e um estava relacionado à formação no contexto geral. Percebemos que esta temática de investigação ainda é incipiente ao abordar a PBD relacionada ao campo da formação de professores. Porém, acreditamos que esta abordagem apresenta benefícios para o desenvolvimento de ações formativas, aprimorando os processos formativos e o desenvolvimento de novos saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Patrícia Zanon Peripolli, Eliane Quincozes Porto, Aline Grohe Schirmer Pigatto, Eleni Bisognin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.