SIGNIFICADOS E SENTIDOS COMPARTILHADOS EM ATIVIDADES DE ENSINO E DE ESTUDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DA FÍSICA COM ESTUDANTES DE ENGENHARIA.

Autores

  • Sandro Roberto Cossetin UNIJUÍ
  • Marli Dallagnol Frison UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.823

Palavras-chave:

Atividade de Ensino, Aprendizagem, Estudo, Formação de Conceitos

Resumo

Este artigo socializa reflexões sobre as ações docentes, a partir da análise de aulas de Física em um curso de Engenharia Civil, no tocante ao processo de formação dos conceitos trabalho e energia. O estudo teve como objetivo avaliar as atividades de ensino, as potencialidades e os limites do processo de aprendizagem de conhecimentos científicos. A pesquisa é qualitativa, e conta com o apoio teórico de autores da linha histórico-cultural. A obtenção dos dados foi realizada por meio da observação de aulas de Física, que foram gravadas, transcritas e analisadas. Resultados indicam a necessidade de uma formação docente consistente em relação às atividades de ensino desenvolvidas pelos professores e como estas acontecem na aprendizagem de conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Cossetin, S. R., & Frison, M. D. . (2022). SIGNIFICADOS E SENTIDOS COMPARTILHADOS EM ATIVIDADES DE ENSINO E DE ESTUDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DA FÍSICA COM ESTUDANTES DE ENGENHARIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 65-85. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.823

Edição

Seção

Artigos Científicos