PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.803Palavras-chave:
educação em ciências, ensino por investigação, sequência de ensino, aspectos teóricosResumo
A presente pesquisa apresenta um recorte de uma pesquisa doutoral, e visa apresentar alguns pressupostos teóricos que envolvem o ensino de Ciências por investigação, destacando as visões de autores sobre os elementos que envolvem essa perspectiva didática. Além disso, abordamos fundamentos ligados às Sequências de Ensino Investigativo (SEI). Para tanto, assumimos uma abordagem metodológica qualitativa, na qual desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos publicados em periódicos da área. A partir dos levantamentos realizados, verificamos que o ensino de Ciências por investigação é uma metodologia que foge da cultura escolar tradicional, proporcionando a participação ativa dos alunos por meio da proposição de problemas que permitem o surgimento e compreensão de conceitos, bem como favorece o desenvolvimento de variadas competências científicas e sociais nos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Willa Nayana Corrêa Almeida, João Manoel da Silva Malheiro
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.