METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.734Palavras-chave:
Ensino de Física, três momentos pedagógicos, Intervenção pedagógicaResumo
O ensino dos conteúdos escolares de Física tem se tornado um grande obstáculo para a aprendizagem dos alunos que se sentem desmotivados em compreender os fenômenos da natureza comumente abordados pelo professor com foco na memorização de fórmulas e definições. Se contrapondo a esse cenário, as metodologias ativas surgem como alternativas pedagógicas possibilitando aos alunos, enquanto sujeitos históricos, assumirem papel ativo na aprendizagem partindo de suas experiências, saberes e opiniões valorizadas como ponto de partida para construção do conhecimento. Pautados em elementos da pesquisa-ação, este estudo apresenta uma intervenção pedagógica (IP) com o Tema ‘Astronomia’ para a abordagem de conteúdos sobre o movimento dos planetas no Sistema Solar objetivando participações ativas e criativas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares de Física a partir de atividades envolvendo visita a um Planetário e uso de robótica educacional, ambos fundamentados na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Nossos resultados sinalizam que o uso de tecnologias no ensino de Física pode incentivar a participação conjunta e criativa dos alunos, se contrapondo as propostas expositivas e memorísticas que até hoje perduram nas salas de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Diângelo Crisóstemo Gonçalves, Cláudio Benite
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.