POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Andressa Gomes dos Santos UECE
  • Ana Carolina Costa Pereira UECE

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.536

Palavras-chave:

Interface entre história e ensino, Teoria da Objetivação, Proporção contínua

Resumo

Pesquisas retratam a história como uma opção a ser inserida no ensino de matemática para ressignificar um conhecimento. Em vista disso, é preciso articular esses dois campos, uma maneira é visando a construção de interface em que se considera um potencial recurso didático proveniente da história para ser levado ao ensino. Desse modo, escolheu-se para esse estudo o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., especificamente a escala dos números e seu manuseio relacionado à proporção contínua. Objetiva-se, assim, discutir questões matemáticas que emergem a partir de problemas propostos, relacionados a manipulação da escala dos números, para uso de proporção contínua e que podem ser articuladas no ensino de Matemática. A pesquisa se caracteriza como documental e se apropria da Teoria da Objetivação para pautar a construção da tarefa. Por conseguinte, a elaboração de tarefas a partir dessa teoria em conjunto com a interface, podem trazer possibilidades didáticas para o ensino de matemática. Concluiu-se, portanto, que a escala dos números para o uso da proporção contínua possibilita tratar sobre questões logarítmicas, de progressão geométrica e de proporção, podendo haver uma relação entre esses elementos transformando a visão do futuro professor sobre esses conhecimentos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Gomes dos Santos, A. ., & Costa Pereira, A. C. . (2022). POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 05-22. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.536

Edição

Seção

Artigos Científicos