POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.536Palavras-chave:
Interface entre história e ensino, Teoria da Objetivação, Proporção contínuaResumo
Pesquisas retratam a história como uma opção a ser inserida no ensino de matemática para ressignificar um conhecimento. Em vista disso, é preciso articular esses dois campos, uma maneira é visando a construção de interface em que se considera um potencial recurso didático proveniente da história para ser levado ao ensino. Desse modo, escolheu-se para esse estudo o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., especificamente a escala dos números e seu manuseio relacionado à proporção contínua. Objetiva-se, assim, discutir questões matemáticas que emergem a partir de problemas propostos, relacionados a manipulação da escala dos números, para uso de proporção contínua e que podem ser articuladas no ensino de Matemática. A pesquisa se caracteriza como documental e se apropria da Teoria da Objetivação para pautar a construção da tarefa. Por conseguinte, a elaboração de tarefas a partir dessa teoria em conjunto com a interface, podem trazer possibilidades didáticas para o ensino de matemática. Concluiu-se, portanto, que a escala dos números para o uso da proporção contínua possibilita tratar sobre questões logarítmicas, de progressão geométrica e de proporção, podendo haver uma relação entre esses elementos transformando a visão do futuro professor sobre esses conhecimentos matemáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.