ENSINO PARA EQUIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2236Palavras-chave:
ciências da natureza, trabalho em grupo, estado da arteResumo
O artigo analisa a metodologia do Ensino para Equidade (EpE), ou Complex Instruction, explorando sua aplicação na literatura científica nacional entre 2019 e 2025. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que utiliza como fontes pesquisas acadêmicas (Artigos, Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso) publicadas entre os anos de 2019 e 2025. O levantamento foi conduzido através da plataforma de busca acadêmica Google Academy, utilizando termos como "equidade", "Lotan" e "Cohen". O estudo identificou que 55,55% das publicações abordam a formação de professores, enquanto 44,45% focam no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a predominância de pesquisas empíricas sobre tal abordagem. A análise baseada nas categorias propostas por Bicalho (2020) demonstra que, apesar de ainda se mostrar uma metodologia em estado de implementação e amadurecimento, já se encontra presente no cenário nacional, evidenciando sua eficácia tanto em sala de aula quanto na capacitação docente.
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