ENSINO PARA EQUIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2236

Palavras-chave:

ciências da natureza, trabalho em grupo, estado da arte

Resumo

O artigo analisa a metodologia do Ensino para Equidade (EpE), ou Complex Instruction, explorando sua aplicação na literatura científica nacional entre 2019 e 2025. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que utiliza como fontes pesquisas acadêmicas (Artigos, Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso) publicadas entre os anos de 2019 e 2025. O levantamento foi conduzido através da plataforma de busca acadêmica Google Academy, utilizando termos como "equidade", "Lotan" e "Cohen". O estudo identificou que 55,55% das publicações abordam a formação de professores, enquanto 44,45% focam no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a predominância de pesquisas empíricas sobre tal abordagem. A análise baseada nas categorias propostas por Bicalho (2020) demonstra que, apesar de ainda se mostrar uma metodologia em estado de implementação e amadurecimento, já se encontra presente no cenário nacional, evidenciando sua eficácia tanto em sala de aula quanto na capacitação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Albuquerque, Universidade do Estado do Pará, Brasil

Licenciado em Física (Universidade do Estado do Pará), atualmente mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências/Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Científica; Divulgação Científica; Estratégias Metodológicas para o Ensino de Ciências/Física; Ensino por Investigação.

Frederico Bicalho, Universidade do Estado do Pará, Brasil

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestre em Física da Matéria Condensada pela UFPA, Graduado em Bacharelado em Física pela UFPA. Professor Adjunto II da Universidade do Estado do Pará desde 2008, Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - MNPFE/SBF/UFPA, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEECA/UEPA. Atualmente é Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/UEPA (2021/2025). Foi Chefe de Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará, Coordenou o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais nas modalidades Presencial e na Modalidade a Distancia, foi Membro do Conselho Universitário por quatro mandatos (2012-2013, 2013-2015, 2021-2023 e 2023-atual), foi Presidente do Fórum de Área de Física da UAB/CAPES (2011-2014), foi Coordenador do Campus XVI - UEPA - Barcarena (2011), Coordenador de Programas e Projetos DDE/PROGRAD/UEPA (2012-2013), Presidente da Comissão de Formação Continuada do Plano de Formação de Docentes da Educação Básica (SEDUC/PA) (2011), é atualmente Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Física e Ensino de Física da UEPA, Membro Titular da Academia Paraense de Ciências.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Albuquerque, M. A. de S. ., & Bicalho, F. da S. (2025). ENSINO PARA EQUIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 117-133. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2236

Edição

Seção

Artigos Científicos